quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Vale a pena ler!
ELES SÃO UM EXEMPLO DE PESSOAS QUE NÃO SE PROSTRARAM.GALERA,A HISTÓRIA É GRANDE,MAS É INCRÍVEL.ACHEI QUE NÃO VALESSE A PENA RESUMIR!!
Em 19 de setembro de 1941, a cidade de Kiev (Ucrania) foi ocupada pelo exército nazista, e os homens de Hitler aplicaram um regime de castigo impiedoso e arrasaram com tudo. A cidade era controlada pelos nazistas e todos vagavam pelas ruas na mais absoluta indigência. Entre aqueles soldados doentes e desnutridos, estava Nikolai Trusevich, que tinha sido goleiro do Dinamo.
Josef Kordik, um padeiro a quem os nazistas não perseguiam por sua origem alemã, era torcedor fanático do Dinamo,e um dia, entre os mendigos na rua, encontrou seu idolo Trusevich.
O comerciante alemão enganou aos nazistas e contratou o goleiro para que trabalhasse em sua padaria,e tempos depois, encontrou os outros jogadores e outros 3 de um time adversario e os resgatou .
Não demorou muito, e decidiram voltar a jogar, como o Dinamo estava proibido, deram o nome de FC START para a nova equipe e através de contatos alemães começou a desafiar a equipe de soldados inimigos.
Em sete de junho de 1942, jogaram sua primeira partida. Mesmo cansados por terem trabalhado toda a noite, venceram por 7 a 2. Ganharam de uma outra equipe por 6 a 2 e em outra meteram 11 gols numa equipa romena. A coisa ficou séria quando em 17 de julho enfrentaram uma equipe do exército alemão e golearam por 6 a 2.Os nazistas trouxeram outra equipe(MSG), com o intuito de derrota-los, mas mais uma vez, ganharam por 5a 1 e na revanche, por 3a1
Em seis de agosto, convencidos de sua superioridade, os alemães prepararam uma equipe com membros da Luftwaffe, o Flakelf, que era uma grande time, utilizado como instrumento de propaganda de Hitler. Os nazistas tinham resolvido buscar o melhor rival possível para acabar com o FC Start, que já gozava de enorme popularidade entre o sofrido povo refém dos nazistas. A surpresa foi grande, porque apesar da violência e falta de esportividade dos alemães, o Start venceu por 5 a 1.
Os alemães descobriram oque o padeiro tinha feito,e decidiram matar a todos, até mesmo o padeiro alemão, mas eles não queriam que a ultima imagem dos russos fosse uma vitória, antes de fuzila-los, queriam derrota-los em um jogo.A revanche foi anunciada em 9 de agosto.
Antes do jogo,um oficial entrou no vestiario e disse que seria o juiz e exigiu q saudassem com o braço levantado
Os alemães (camisa branca e calção negro) marcaram o primeiro gol, mas o Start chegou ao intervalo do segundo tempo ganhando por 2 a 1.
Receberam novas visitas ao vestiário, desta vez com armas e advertências claras e concretas:
De que se ganhassem, morreriam.Ficaram com medo, pensaram em nem voltar pro jogo,mas pensaram em tudo oque passaram até ali e decidiram jogar..
Deram um show pra cima dos nazistas,e no final, quando ganhavam por 5 a 3, a atacanta Klimenko ficou cara a cara com o goleiro alemão, lhe deu um drible,o alemão caiu e o atacante supreendeu, dando meia volta e chutou a bola para o centro de campo, em um gesto de desprezo e deboche.O estadio veio abaixo
Como toda Kiev poderia a vir falar da façanha, os nazistas deixaram que saíssem do campo como se nada tivesse ocorrido. Inclusive o Start jogou dias depois e goleou o Rukh por 8 a 0. Mas o final já estava traçado: depois dessa última partida, a Gestapo visitou a padaria.
O primeiro a morrer torturado em frente a todos os outros foi Kordik, o padeiro. Os demais presos foram enviados para os campos de concentração de Siretz. Ali mataram brutalmente a Kuzmenko, Klimenko e o arqueiro Trusevich, que morreu vestido com a camiseta do FC Start. Goncharenko e Sviridovsky, que não estavam na padaria naquele dia, foram os únicos que sobreviveram, escondidos, até a libertação de Kiev em novembro de 1943. O resto da equipe foi torturada até a morte.
O cineasta John Huston inspirado na história, fez um filme chamado " Fuga para a vitória" (Escape to victory) de 1982, mas no final do filme, os heróis foram salvos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário